Empreendedores e empresários sulbaianos planejam novos e bons negócios em 2013
Empreendedores individuais, micro e pequenos empresários atendidos e acompanhados pela Unidade Regional do Sebrae, em Ilhéus, iniciam o ano cheios de boas ideias e confiança no futuro. É hora de colocar em prática sonhos e projetos planejados ao longo de 2012, quando viram o empreendimento crescer, ampliando o acesso ao mercado. Para ajudá-los a alcançar as metas, o Sebrae definiu seu foco principal de atuação em inovação tecnológica e capacitação. “As soluções empresariais oferecidas ajudarão os empreendedores a aumentar a competitividade e revolucionar seus negócios”, explica a coordenadora regional, Claudiana Figueiredo.
A gestora do Ponto de atendimento de Itabuna, Andréa Muniz, destaca ainda a importância das oficinas e consultorias dirigidas ao Empreendedor Individual (EI): “Nós os orientamos na formalização e início dos negócios; agora vamos dar as condições para que eles sobrevivam no mercado, através da capacitação em oficinas e consultorias".
Entre os empreendedores na área da regional está o artesão Manoel Gomes Santana. Ele afirma que 2012 foi um ano importante na divulgação do trabalho da Associação do Bairro Novo de São João do Panelinha, município de Camacan. A entidade produz semi-jóias com cascas de coco, pupunha, licuri, piaçava e dendê e conta com o apoio do Sebrae. “Participamos de feiras importantes na Bahia e mostramos a qualidade dos nossos produtos”, comemora Manoel.
A aposta na popularidade alcançada pelas semijoias é tão grande que, até o carnaval, Manoel e mais quatro membros da associação vão aproveitar o movimento sazonal para atuar em Alcobaça, no extremo sul do estado, região visitada por baianos, mineiros e capixabas durante a alta estação. A ideia é ficar até o carnaval e vender as mais de 200 variedades de peças artesanais. Os produtos mais negociados são a famosa cabaça de coco, anéis e palitos de cabelo. “Acreditamos muito em 2013. Estimamos, neste ano, aumentar as nossas vendas em 20%”.
Rosival dos Anjos Oliveira é pedreiro em Canavieiras, no sul do estado. Em 2012, ele resolveu apostar no próprio negócio. Formalizou-se em um mutirão realizado em novembro e, mesmo com pouco tempo como Empreendedor Individual, já pode comemorar bons resultados. “Agora tenho uma série de serviços encomendados e, o mais importante, alguns deles, são para clientes de grande porte”. No momento, ele trabalha na reforma de uma mansão, em bairro nobre, e de um colégio estadual. “Como formalizado, ganhei mais credibilidade e mais acesso ao mercado, porque posso emitir nota fiscal e trabalhar em grandes projetos de empresas públicas ou privadas”, comemora.
Estouro nos negócios - Em Ilhéus, Emerson Rodrigues, o Sorozinho, lista os maiores feitos de 2012: “Comprei o meu nono carrinho de pipoca e a minha terceira máquina de Crepe. Também foi possível comprar um freezer novo para atender a demanda de salgados e doces”. Os feitos para este ano já começaram a acontecer. Sorozinho já tem em mãos a autorização para a emissão de Notas Fiscais e vai poder ampliar o negócio prestando serviços para grandes empresas.
Ele, o pai e mais seis familiares – entre irmãos, esposas e filhos – trabalham com pipoca e atendem desde o público das ruas de Ilhéus até ao exigente paladar de um dos mais luxuosos hotéis do Brasil: o Transamérica, na Ilha de Comandatuba. Sorozinho calcula vender cerca de 10 mil sacos de pipoca por mês.
Além da tradicional pipoca salgada em pontos comerciais da cidade, o negócio se expandiu também para festas particulares e ampliou o leque de produtos oferecidos. O grupo também produz algodão doce, cachorro quente, crepe suíço, maçã do amor e picolé. “Este vai ser um ano especial”, projeta.
Luciene atende, por ano, mais de dois mil clientes. Os seus bolos, famosos pelo sabor e pela beleza estética, custam de R$ 20, os mais simples, até R$ 1,5 mil, os mais sofisticados. Em períodos como o das festas de final de ano, ela chega a produzir mais de 100 bolos decorados por dia. “O estímulo recebido no Sebrae mudou a minha vida”. Para 2013, Luciene quer ir muito mais longe: inaugurar uma loja para produção de bolos e uma lanchonete em anexo, na área comercial de Ilhéus. “Vou estar ainda mais perto do meu público consumidor”, revela.